Menu

REVISÃO DOS AUXÍLIOS - Benefícios por incapacidade

Fonte: Jornal Agora

 

Os segurados que ganharam benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 2002 e 2009 têm chance de receber os atrasados da revisão do auxílios. A grana poderá ser paga diretamente no INSS ou na Justiça, se o orgão negar o pedido.

Chamada de revisão do artigo 29, essa correção é devida apenas para quem teve um benefício por incapacidade concedido entre 17 de abril de 2002 e 18 de agosto de 2009. Entre 1999 e 2009, o INSS errou no cálculo desses benefícios, pois deixou de descartar as menores contribuições na hora de calcular a média salarial. A falha reduziu o valor final do auxílio.

O INSS já paga a revisão administrativamente, mas, segundo especialistas, há segurados que não entraram no pagamento no posto, mesmo tendo direito.

Com isso, quem foi prejudicado deverá pedir um revisão no próprio INSS. Se o pedido for negado, o trabalhador poderá ir à Justiça. Quem foi incluído na revisão terá que respeitar o calendário de pagamentos, que vai de 2022 e varia conforme a idade, o valor da bolada e se o benefício ainda era pago em 2012.