Menu

QUAL A MELHOR DATA PARA PEDIR A APOSENTADORIA INTEGRAL

Publicado pelo Jornal Agora

 

Os segurados que já completaram 35 anos de contribuição, se homens, e 30 anos, se mulheres, e estão prontos para pedir a aposentadoria têm precisado de paciência. A fila para dar entrada no pedido chega até seis meses em algumas agências da capital, mas se o segurado pode usar essa espera a seu favor para conseguir o benefício integral.

É o caso, por exemplo, de quem vai fazer aniversário nos próximos meses. Se agendar o pedido agora, o segurado terá a aposentadoria calculada com essa data. Depois do seu aniversário, porém o trabalhador poderá ter completado a soma para ter o benefício integral.

Se completou o direito a aposentadoria sem desconto enquanto aguardava o atendimento do INSS, é importante pedir para que o servidor calcule o valor a partir da data em que chegou à soma exigida no sistema 85/95, depois do aniversário. Essa data de início é conhecida como DER (Data de Entrada do Requerimento).

Uma dúvida comum é sobre pedir ou não o benefício em janeiro, por receio de ficar com um reajuste menor no ano seguinte. O segurado não irá perder dinheiro, apesar de o índice ser menor para benefícios concedidos a partir de fevereiro. Só há diferença para quem conseguiu a aposentadoria igual ao teto.

 

QUEM GANHA O PISO NÃO DEVE ESPERAR

Os segurados do INSS que sempre receberam o salário mínimo não devem ter a preocupação com a data do pedido da aposentadoria. Para eles, não há vantagem ou desvantagem, pois o benefício será igual ao piso.