A Amazônia voltou a ocupar as manchetes dos principais veículos de comunicação e redes sociais. E não por um fato positivo: o desmatamento e queimadas na região provocaram nuvens de fumaça que chegaram até o Sudeste do Brasil.
Em vista do Dia da Amazônia, em 5 de setembro, vale trabalhar com seus alunos alguns conceitos importantes de meio ambiente e sustentabilidade. Para isso, trazemos as seguintes sugestões de planos de aula, todos completos com atividades.
As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno
(Clique aqui para fazer download)
História
4º ano
Objetivos de conhecimento: O passado e o presente – a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais
Habilidades na BNCC: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente (EF04HI03).
Os processos migratórios incentivados pelo Estado e a ocupação da Amazônia
(Clique aqui para fazer download)
História
4º ano
Objetivos de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.
Habilidades na BNCC: Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira (EF04HI10).
Desmatamento da Amazônia
(Clique aqui para fazer download)
Geografia
6° ano
Objetivos de aprendizagem: Analisar as razões e algumas consequências do desmatamento da Amazônia
Habilidades na BNCC: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo (EF06GE11).
Queimadas no Cerrado e na Amazônia
(Clique aqui para fazer download)
Geografia
6° ano
Objetivos de aprendizagem: Compreender as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia.
Habilidades na BNCC: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo (EF06GE11).
O efeito das queimadas para o clima da Amazônia
(Clique aqui para fazer download)
Geografia
6º ano
Objetivos de aprendizagem: Conhecer as causas naturais da seca na Amazônia e as consequências das atividades humanas para o clima local.
Habilidades na BNCC: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc) (EF06GE13).
Os povos da floresta e Amazônia Legal
(Clique aqui para fazer download)
Geografia
7° ano
Objetivos de aprendizagem: Conhecer os povos da floresta (indígenas) que vivem no território da Amazônia Legal.
Habilidades na BNCC: Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades (EF07GE03).
Bioma Amazônia
Clique aqui para fazer download)
Ciências
7° ano
Objetivos de aprendizagem: Identificar fauna, flora e alguns fatores abióticos do bioma Amazônia.
Habilidades da BNCC: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc, correlacionando essas características à flora e fauna específicas (EF07CI07).
O extrativismo na Amazônia
(Clique aqui para fazer download)
Geografia
7° ano
Objetivos de aprendizagem: Compreender o choque entre os diferentes interesses econômicos na Amazônia.
Habilidades na BNCC: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, campos Sulinos e Matas de Araucária) (EF07GE11).
Recursos Hídricos Subterrâneos
(Clique aqui para fazer download)
Geografia
8° ano
Objetivos de aprendizagem: Compreender a importância estratégica e a localização dos recursos hídricos subterrâneos na América Latina e em especial no Brasil
Habilidades na BNCC: Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Anders, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água (EF08GE15).
Identificar e comparar características de dois biomas brasileiros
Ciências
4º ano/5º ano
A partir de um texto, você vai questionar seus alunos. Como se chama o bioma apresentado no texto? Por que ele é um bioma importante para o Brasil e para o mundo? Aponte 3 diferenças entre esse bioma e a caatinga.
Álbum de figurinhas virtual “As aves mais incríveis do Brasil”
Um jogo de conhecimentos em que cada resposta certa sobre as aves brasileiras vale figurinhas para um álbum virtual. Você pode escolher o álbum de seu bioma preferido: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal para engajar a turma.
O aumento do desmatamento e dos focos de incêndio na Amazônia ampliaram o debate público sobre o futuro da região, com implicações ambientais, políticas, econômicas, geopolíticas e sociais. Então, trazemos uma seleção de gráficos, reportagens e especiais produzidos pelo Nexo que ajudam a entender o histórico desse debate, a importância da região para o Brasil e para o mundo e o que está em jogo nesse momento.
Fonte: FEPESP