CARTA ABERTA DO (SINPROBAU) EM SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES DA ESCOLA RUDOLF LANZ DE AVARÉ

O Sindicato dos Professores de Bauru e Região, através do seu presidente, vem, publicamente, apresentar sua solidariedade e apoio aos professores da Escola Rudolf Lanz de Avaré, pelas críticas injustas que vem sofrendo, após terem aderido à greve nacional ocorrida em 14/06.

É público e notório o desmonte que a educação vem sofrendo no país com o corte de verbas, a redução do investimento em pesquisa científica, a ameaça à autonomia universitária e o cerceamento ao livre pensar, entre outros ataques que buscam a destruição completa da educação, nos sinalizando para um futuro tenebroso às presentes e futuras gerações.

Temos conhecimento do grande empenho e capacidade técnica do quadro de professores que exercem suas atividades profissionais nesta escola exemplar e, a adesão dos mesmos ao movimento paredista, ocorrido neste mês, é mais uma prova irrefutável desta responsabilidade, aliada ao senso crítico que deve nortear os mesmos em sua conduta profissional e pessoal.

Em última análise, a adesão dos professores ao movimento paredista do último dia 14 demostra, de forma clara, o compromisso que estes tem com seus alunos e com o futuro do país, em plena consonância com as ideias de uma sociedade melhor, que a pedagogia Waldorf defende e ensina.

O papel do educador tem fundamental importância para a construção das novas gerações e, neste sentido, seu compromisso vai além da mera educação formal, e busca o aperfeiçoamento do mundo em que vivemos, dos calores democráticos e da contribuição para a formação de gerações pensantes e críticas, atentas às mazelas que permeiam nossa sociedade.

Certo deque nenhum setor da sociedade pode se furtar à participação na vida social e politica do país, principalmente em momentos de crise como que passamos atualmente, prestamos nossa solidariedade aos professores e estamos à disposição para somar esforços na construção de uma sociedade plural, democrática e livre.

Atenciosamente,

Bauru, 18 de junho de 2019.

Sebastião Clementino da Silva

Presidente – SINPRO-BAU