Convênios para quem tem a partir de 59 anos

As operadoras de saúde oferecem cada vez menos opções de planos individuais, para idosos essa tarefa de escolher um plano de saúde, é ainda mais difícil.

A oferta está concentrada nos planos empresariais e por adesão, oferecidos a quem é filiado a sindicatos ou associações.

Quem não puder arcar com os valores pode optar por um plano por adesão. Nesse caso, é preciso se filiar a um sindicato ou a uma associação e pagar uma taxa por mês.

O plano e os preços variam conforme a entidade e o reajuste por faixa etária não pode ser cobrado para quem tem acima de 59 anos. A cobrança é proibida para todos os planos contratados a partir de 1º de janeiro de 2004. A Justiça também barra ajustes abusivos.

A ANS ressalta que a contratação do plano de saúde não pode ser dificultada ou impedida em razão da idade, da condição de saúde ou da deficiência do consumidor. O idoso poderá denunciar a empresa.

PLANO DE EMPRESA PARA APOSENTADOS

- Quem pode ter: Aposentados pela empresa que pagavam parte do convênio, com desconto no salário.

- Por quanto tempo: Se o aposentado pagou o convênio por mais de dez anos, poderá manter o plano empresarial por tempo indeterminado. Se ele pagou o convênio empresarial por menos tempo, poderá ficar com o plano pela mesma quantidade de anos em que teve o desconto no salário.

PLANO DE EMPRESA PARA EX-FUNCIONÁRIO

Quem pode ter: Trabalhadores que foram demitidos do emprego e que pagavam parte do convênio, com desconto no salário.

- Por quanto tempo: É possível permanecer no plan por um terço do período em que funcionário contribuiu. A cobertura é de, no mínimo, seis meses e, no máximo, 24 meses.

- Planos de sindicatos e associações: Entidades oferecem  aos seus filiados planos de saúde por adesão. Para fazer parte de um sindicato ou de uma associação, é necessário pagar uma taxa mensal, que pode chegar a 0,5% do benefício ou do salário.

Fonte: Jornal Agora