Volta das aulas em 2020 é incerta

FONTE: JCNET

A volta das aulas presenciais em Bauru coloca Estado e município em posições distintas. A rede estadual pretende retornar em 8 de setembro para atividades de reforço e em 7 de outubro para as aulas, com limite de alunos por sala. As escolas particulares querem seguir as mesmas datas. Já a Prefeitura de Bauru não tem prazo para a volta das aulas na rede municipal e diz que só vai autorizar o retorno para todas as escolas - incluindo as do Estado, as privadas e universidades - caso a pandemia esteja em um nível menos elevado na região. Não está descartada a possibilidade de a prefeitura autorizar a volta só em 2021.

A Câmara Municipal promoveu uma reunião, por videoconferência, na tarde de ontem, chamada pelos vereadores Sandro Bussola (PSD) e Yasmim Nascimento (PSDB), com a participação do vereador Manoel Losila (MDB). O encontro contou com representantes de todos os segmentos escolares, além de universidades e de sindicatos de professores e funcionários. O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB) também acompanhou.

SEM CONDIÇÕES

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique Antonio, afirmou que neste momento não há condições para a volta das aulas presenciais ou de atividades acadêmicas em Bauru. A secretária de Educação, Isabel Miziara, fez a mesma consideração, e disse que a pasta está comprando equipamentos de proteção individual para o momento em que houver autorização para a volta das escolas municipais. Ezequiel Santos, da Secretaria de Saúde, apresentou dados epidemiológicos e disse que a preparação para um retorno leva até três meses - o que pode inviabilizar aulas presenciais neste ano.

A prefeitura considera que a pandemia de coronavírus segue com números elevados em Bauru, com o registro de média de 97 casos diários, e aceleração no índice de mortes, ainda que em nível abaixo do registrado pelo Estado.

Ao JC, o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) afirma que só vai autorizar aulas presenciais com o consentimento do Comitê de Enfrentamento da pandemia no município.

Tanto Gazzetta como Isabel Miziara dizem que é precipitado afirmar que o retorno em Bauru será apenas em 2021. Mas não descartam essa possibilidade, caso os números da pandemia continuem no estágio atual por um período prolongado. "A decisão vai levar em consideração o aspecto da saúde, se há mesmo condição. E isso vai valer para todas as escolas, tanto da rede municipal, como da rede estadual, particular e as universidades. Trabalhamos com a previsão de que seja possível voltar na data estipulada pelo Estado, mas se não houver condição em Bauru, vamos adiar", frisa o prefeito.

Escolas do Estado e particulares querem voltar

A diretora regional de ensino do Estado em Bauru, Gina Sanches, considera que é possível a volta das aulas nas datas previstas pelo Plano São Paulo - 8 de setembro para atividades de retorno escolar e 7 de outubro para aulas com até 35% dos estudantes, caso a região continue na fase amarela, e que as escolas particulares podem seguir o mesmo cronograma. Já a prefeitura rebateu e entende que mesmo a rede privada e o Estado estão sujeitas aos decretos municipais, caso estes sejam mais restritivos.

Representantes de escolas particulares falaram ainda sobre as dificuldades enfrentadas, e que somente nas pequenas escolas, mais de 350 empregos podem se perder caso o retorno demore, pois houve aumento da saída de alunos. Essas instituições aguaram a aprovação de um auxílio do governo federal, e também pedem que a prefeitura colabore de alguma maneira. O prefeito Gazzetta afirma que as escolas podem pedir o adiamento do pagamento de IPTU.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm) e o Sindicato dos Professores de Bauru e Região (Sinprobau) se posicionaram de forma contrária ao retorno das aulas, por considerarem que há risco alto para professores e funcionários das escolas.

Secretário: Bauru pode recuar

Ao final da reunião, o secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antonio, surpreendeu os participantes e declarou que a região pode voltar para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, na semana que vem. O anúncio sobre as mudanças de fase vai ser feito pelo Estado nesta sexta-feira (21). Atualmente, Bauru está na fase amarela, mas há o risco de retrocesso para a fase laranja ou mesmo vermelha, na avaliação do secretário.