Volta às aulas? Fórum exige participação de entidades

Dezenas de entidades da área de Educação reunidas nesta semana no Fórum Estadual da Educação decidiram formalizar pedido de participação no grupo de trabalho que discutirá cronograma e protocolos para o retorno às aulas no Estado de São Paulo. O pedido foi encaminhado à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A Federação dos Professores do Estado de São Paulo-Fepesp, que participa desta reunião do Fórum, realizada na terça-feira, 16/06, também se credencia para integrar o grupo de trabalho.

“As professoras e os professores estão na linha de frente no enfrentamento desta pandemia. Não basta estabelecer protocolos para a recepção de alunos. Os docentes devem ser ouvidos”, diz Conceição Fornasari, diretora do Sindicato de Professores de Campinas, que representou a Fepesp nesta reunião do Fórum.

A Federação classificou como irresponsáveis as medidas recentes de relaxamento da quarentena no Estado de São Paulo em documentado divulgado no dia 10 de junho (ver aqui: http://fepesp.org.br/noticia/educador-deve-decidir-como-sera-seu-retorno-as-aulas/). “Volta às aulas, quando ainda não chegamos ao auge da pandemia? Isso, agora, será uma decisão irresponsável, certamente induzida por motivação política e não por critérios de saúde”, diz o documento. “Nós, profissionais da educação, também temos que participar desse acolhimento. E temos também que ter nossa opinião levada em consideração e ser respeitada”.

Ainda neste encontro do Fórum Estadual da Educação, as entidades presentes defenderam a garantia de financiamento do Fundeb, o fundo que garante recursos para a educação básica pública no Brasil, que se encerra neste ano de 2020 e ainda não teve seus recursos definidos. A destinação de recursos deverá ser discutida na Câmara dos Deputados no próximo 23 de junho.

Fonte: Fepesp