ENSINO SUPERIOR: MOBILIZAÇÃO PARA FAZER VALER NOSSOS DIREITOS

Atenção aos avisos do seu sindicato: patronal do Superior vem querendo cortar direitos; nossa campanha é por melhores condições de trabalho, contra a precarização dos empregos

Em um ambiente formal, o patronal das instituições de ensino superior recebeu nesta segunda-feira, 03/02, as comissões de negociação de professores e auxiliares de administração escolar com as pautas de reivindicações desta Campanha Salarial 2020. Como decidido em assembleias, queremos impedir a terceirização de empregos e o trabalho temporário, regular o ensino a distância, defender o reajuste dos salários e manter os direitos já inscritos nas convenções coletivas de trabalho de professores e pessoal administrativo.

Mas a formalidade foi só uma casca, que não veio acompanhada de respeito: pelo lado patronal, os representantes das IES também apresentaram suas pretensões, pela retirada pura e simples de uma série de direitos já consagrados em anos de negociações e luta. Restrições às bolsas de estudo, retirar a garantia semestral de salários, eliminar garantias aos profissionais em vias de aposentadoria, manutenção da data base de 1º de março são apenas alguns dos itens que o patronal quer ver riscados de nossa convenção.

Em primeiro lugar, nosso compromisso será o de garantir nossa data base, como já fizemos em negociações passadas, seja no convencimento ou seja na justiça.

E, mais importante, iremos defender nossa convenção acima de tudo – com nossa mobilização e empenho.

A intenção do patronal é a de desorganizar, enfraquecer os sindicatos, e desmantelar nossa união.

Nosso empenho é pelo aprimoramento de nossas condições de trabalho, contra a aplicação sem rédeas das maldades das reformas trabalhistas e da MP 905, que joga direitos por terra.

Cada professor, cada auxiliar, deve agora estar preparado para defender seus direitos, para proteger nossa convenção coletiva — e para isso sabemos que conta um sindicato forte, com a nossa união.

Converse com seus colegas. Fique atento aos avisos e informes do seu sindicato. É assim que defendemos nossos direitos, nossa dignidade, nossa unidade!

Comissões – participam da comissão de negociação representantes dos sindicatos integrantes da Fepesp, em conjunto com as demais federações de professores e auxiliares de administração escolar no Estado de São Paulo.

A próxima rodada de negociações já está agendada, e será realizada na próxima segunda-feira, dia 10, às 14 horas, em São Paulo.

Pautas de reivindicações – em formato PDF, veja aqui a pauta de professores no ensino superior, e aqui, a pauta de auxiliares de administração escolar.